domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sinônimos



     Confesso que até hoje só conheci dois sinônimos perfeitos: "nunca" e "sempre".

Mario Quintana (Caderno H, p 190)




Citando Milan Kundera... 


     Não existe  meio de verificar  qual é a boa decisão,  pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa, porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro.
     Tomas repete para si mesmo o provérbio alemão: "Einmal ist keinmal", "Uma vez não conta, uma vez é nunca". Não poder viver senão uma vida é como não viver nunca.


(A insustentável leveza do ser. São Paulo: Círculo do Livro. p 11) 








Imagem: www.deviantart.com

2 comentários:

  1. Oi,Lu!Td bem?Passando aqui para te agradecer por me apresentar Roberta Sá, menina ela já foi até trilha sonora de novela e mesmo assim eu ainda não a conhecia, isso é o que dá não ver novela,kkk.
    Nossa profunda essa frase do Mário e sabe que já havia lido várias vezes,mas parece que só agora "caiu a ficha" nada é nunca e nada é pra sempre realmente são sinônimos perfeitos.
    Um ótimo domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Apareça sempre, flor. Acompanho a carreira da Roberta há muito tempo. Sou super fã. Repertório de altíssima qualidade... Gravou um CD com Trio Madeira Brasil maravilhoso... paixão minha ("Quando o canto é reza"). Vale muito a pena conferir. :)

    ResponderExcluir