quarta-feira, 9 de março de 2011

A poesia é necessária



  
     Título de uma antiga seção do velho Braga na Manchete. Pois eu vou mais longe ainda do que ele. Eu acho que todos deveriam fazer versos. Ainda que saiam maus. É preferível, para a alma humana, fazer maus versos a não fazer nenhum. O exercício da arte poética é sempre um esforço de auto-superação e, assim, o refinamento do estilo acaba trazendo a melhoria da alma.
     E, mesmo para os simples leitores de poemas, que são todos eles uns poetas inéditos, a poesia é a única novidade possível. Pois tudo já está nas enciclopédias, que só repetem estupidamente, como robôs, o que lhes foi incutido. Ou embutido. Ah, mas um poema, um poema é outra coisa...

Mario Quintana (A vaca e o hipogrifo, p 259)





Citando Antônio Cláudio de Araújo Júnior... 

Poema

Poema que é poema
ninguém lê até o final
verdade é que
ainda no primeiro verso
ou já o poema é outro
ou já quem lê é outro

Porque meus olhos
ainda vão mudar o mundo
nem que seja só o meu.

4 comentários:

  1. Esse cantinho foi um presente pra mim...Lindo sempre...

    ResponderExcluir
  2. A poesia é mesmo muito necessária é ela que dá mais cor e vida aos nossos dias. Esses versos do Anotnio claudio são ótimos também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. No feriado li vários posts seus não consegui comentar porque tava fora de casa,mas aos poucos vou comentando, adorei a imagem do post tomei a liberdade de roubá-la,kkk.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Lu, como é bom ser incentivada a fazer versos. Muitas vezes ficamos tão inibidas e com medo da ortografia, da opinião dos outros, que acabamos embotando nosso crescimento interior através de versos.Vou seguir o conselho de Quintana.bjs

    ResponderExcluir