quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cujas canções




     É costume cada um colocar sua profissão ou títulos nos cartões de visita.
     Ora,  quem escreve estas linhas já recebeu  alguns títulos da  generosidade de  seus conterrâneos;  escolher  um só seria indelicadeza com  os outros  proponentes.
     Quanto  a mim,  sempre  fui  de opinião  que  bastava  o  nome  da  pessoa,  sem  a vaidade  de  títulos secundários.  Mas eis que a minha camareira fez-me cair em tentação:  dá-se o caso que saiu a edição de meu livro Canções, ilustrado por Noêmia e que, ao ser noticiado por Nilo Tapecoara no "Bric-à-brac da Vida", este o publicou com o meu retrato em dua colunas, e, abaixo do mesmo, uma notícia que assim principiava, com a primeira linha impressa em letras maiúsculas:
     MARIO QUINTANA, CUJAS CANÇÕES etc. etc... Ora, na manhã daquele dia, ao servir-me o café na cama, sia Balbina não podia ocultar o orgulho que lhe causava o seu hóspede e repetia: 
     "Cujas canções, hein, cujas canções!"
     O seu maior respeito era devido, sem dúvida, à misteriosa palavra "cujas"...
     E  não  sei  se  resistirei  à idéia que me inspirou sia Balbina:  imprimir meu cartão de  visitas assim:

MARIO QUINTANA
Cujas Canções


Mario Quintana (Porta giratória, p 23)


Imagem: www.deviantart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário